quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Joguinho viciante do dia: Commandos Behind the Enemy Lines



Eae galera, tudo bão cum vocêis?

Eu fiquei um pouquinho sumido demais com vocês, tipo uns dois meses sem postar nada, mas, pela segunda vez, prometo a vocês que passarei a postar semanalmente aqui, para conseguir continuar fazendo a (talvez não) alegria de vocês.

E sem mais delongas (Alguém diabos sabe me explicar o que significa Delongas? Ouço isso direto, mas nunca soube o que significava... igual à primeira vez que eu ouvi a palavra Veemência. Não sabia o que era... mas achei legal e tentei aplicá-la no meu vocabulário sem muito sucesso.) vamos ao post de hoje, da semana!
Sim... vou falar de um jogo antigo, mas que não deixa de ser bom.



Commandos Behind the Enemy Lines, ou simplesmente Commandos 1, é um jogo produzido pela Pyro Studios e lançado pela Eidos Interactive em 1999 para PCs.

Falando um pouco do jogo agora: O jogo foi considerado excelente pra sua época, com a IA dos inimigos sendo maravilhosa,  apesar dos gráficos serem considerados ruins. O que não parou o avanço desse jogo maravilhoso e, em pouco tempo depois, ter sua expansão lançada (Commandos Behind the Call of Duty). Aliás, Commandos Behind the Enemy Lines é considerado o mais difícil da série.

O gameplay do jogo é essencialmente um RTS, porém é totalmente diferente de jogos como Age of Empires, Dune e Starcraft. Nesse jogo você controla no máximo 6 personagens na mesma tela. O que  pode dificultar bastante o jogo, pois se você perder um dos seus personagens você fica sem ele até o termino da missão (Tirando o fato de que se você morrer com alguns deles a missão vai falhar... não importa o que você faça... Mas isso é SÓ um detalhe... ninguém percebe ^-^). E algumas vezes você precisa de um homem específico para poder fazer algo de suma importância na missão.
Além de, diferente de qualquer outro RTS, você não constrói casas, castelos, mais soldados... NADA. Você tem que se virar com tudo o que o início da missão te ofereceu. Se eles te deram dois soldados para matar 745687 inimigos, você terá que se virar com isso e ponto final.

Os Personagens são:
Green Beret  -
 O boina verde é o mais valentão dos soldados. basicamente é o soldado de cara amassada e queixo quadrado que todo esquadrão de guerra deve ter. Ágil, rápido, escala muros e consegue carregar barris explosivos e, com isso, pode esconder corpos dos soldados inimigos dentro deles para não serem vistos.


Sapper - 
O Sapper é o especialista em explosivos no grupo. Conta, além da pistola básica que todos tem, com Dinamites que explodem em alguns segundos, uma faca, granadas e uma armadilha para pegar humanos (Essa é uma das coisas bizarras que eu vejo no jogo... a parada GIGANTE fica no chão, os guardas não vêem... e morrem quando pisam nela... )

Diver -
O mergulhador é o único que pode pilotar e recolher barcos, também, mergulhar embaixo dágua para não ser visto pelos inimigos. Isso é muito útil para matar inimigos que ficam à beira de rios...  O único porém dele é que ele é o mais lento de todos os Commandos. Eu gosto de usá-lo pq eu posso atirar e me esconder debaixo da água sem ser visto.

Driver -
O piloto, além de poder dirigir os veículos e tomar posição em metralhadoras fixas em terra, é um especialista em armas. Carrega consigo uma metralhadora, um Kit de primeiros socorros e a pistola. Esse é um dos dois personagens que não carregam faca.

Spy -
O espião não é um cara muito porradeiro. Mas ele é incrivelmente útil. Tem a pistola como todo mundo (aliás é o único item em comum entre todos os commandos). Assim como o Driver, ele não tem a faca. porém ele tem um item bem mais útil: a seringa venenosa, a  qual mata seus inimigos sem deixar uma poça de sangue pra trás... Aliás o espião é o único que consegue mover os corpos dos soldados inimigos mortos (o que é uma coisa bem bizarra... pq ele é o mais raquítico dos seis commandos... e nenhum outro consegue carregar os corpos). E também é equipado com um kit de primeiros socorros.
Outra habilidade bem útil dele é que se você achar uniformes inimigos dando sopa por aí, você pode se disfarçar de inimigo, passar por eles sem levar uma saraivada de tiros e ainda falar com os carinhas pra tirar o foco de visão deles.

Duke -
o Duke é o Sniper da equipe. Ele vem equipado com um rifle que atira à logas distâncias. Extremamente útil, porém com munição limitadíssima (4, no máximo 5) então você tem que saber usar com cuidado, pois quando acabam você não recarrega mais, deixando um pouco inútil, tirando sua pistola e seu kit de primeiros socorros, que salva MUITAS vidas quando qualquer soldado toma um tiro. Novamente esse é outro personagem que não tem a faca.

Tá beleza... você falou dos personagens... MAS E A MERDA DO JOGO? Não quero saber desses carinhas ae, quero saber do jogo!

Tá bom.. .calma... eu sei que perdi um tempinho falando dos personagens. mas agora vem o jogo...

Você, como já disse, controla esses carinhas na sua missão... e Não, você não controla todos os seis personagens em todas as fases. Existem fases que você fica com 5 e tem outras fases que você só fica com dois, como na fase do deserto, que você só tem o Green Beret e o Sniper.
Outra coisa também é que nem em todas as fases você terá todo o inventário completo de seus personagens. aliás acho que são poucas fases que você tem todas as suas ferramentas.

Esse jogo apesar de ser antigo e ter gráficos considerados ruins pra época, é incrivelmente lindo na minha opinião e tem uma AI do computador totalmente incrível.

Os soldados inimigos respondem a praticamente qualquer coisa que alertaria um soldado real. Pegadas, barulhos, sangue e corpos dos seus amigos. Por isso que você, ao jogar, tem que ter um cuidado excessivamente excessivo... pois QUALQUER coisa incomum vai chamar a atneção dos soldados.

Outra coisa, nesse jogo você tem qeu, na maioria da parte, se esconder dos inimigos, ficar longe do seu campo de visão. Quando você clica no inimigo segurando o Shift ele mostra o seu campo de visão. Na parte mais escura, ele só te vê se você estiver em pé, se você estiver abaixado, ele não te vê.

Como eu falei, esse jogo é animal demais, você tem que ter uma paciência a nível de Jó em algumas partes, pois, se você fizer alguma merda, toda a sua missão pode ir pro lixo. Pois se você for notado, ou deixar alguma merda à vista (corpos, sangue) os soldados inimigos começam a gritar ALARM!!! ALARM!!! e com isso rapá... Ah você está muito ferrado. Pode-se dizer que a missão fica 2 vezes mais difícil... pois quando isso acontece, aparece mais uns 8 soldados para ficar patrulhando a área. E eles só saem quando morrem.

Então, nesse jogo além de você ter uma paciência, uma estratégia é extremamente necessária para não fazer merda. Observar com atenção no movimento dos inimigos, seu campo de visão, lugares para se esconder e mais cuidado ainda por cima se tiver areia fofa ou neve, pois as pegadas ficam marcadas, o que altera o movimento do soldado.

Eu, particularmente, na primeira vez que joguei demorei umas meia hora pra me adaptar aos controles, à jogabilidade e ao estilo de estratégia. Demorei mais 1 hora pra terminar a missão com sucesso... então esse jogo é bem difícil. Precisa mesmo ter bastante paciência e cuidado com esse jogo. Recomendo enquanto se está jogando, salvar constantemente a cada passo com sucesso na missão...

(Aliás, na terceira missão eu demorei 2:30 horas para terminar... aliás é a primeira missão que você joga com o Spy)


Depois dessa pequena resenha, aí vai minha opinião:
Esse jogo é maravilhoso! os gráficos, apesar de ser considerado ruim pra época, continua sendo lindo demais. bem detalhado.

Outra coisa que eu dou uma nota ótima que eu dou pra esse jogo é por causa do som dele.  o jogo não tem uma música de fundo durante as fases (até tem, mas não é algo estilo Donkey Kong, que a música fica alta no fundo. A música que tem é bem baixinha e mantém no clima de gurra), o que eu considero algo bom, pois você tem que prestar muita atenção durante as missões.
Mas o meu elogio não é por causa da música, mas sim por causa das vozes dos soldados. Que coisa linda cara! A cada vez que você dá uma ordem a um de seus commandos, eles soltam um YES SIR! COMAND! COMAND OVER! CONSIDER IT DONE SIR! ... Isso é muito legal e viciante cara... pra você ter uma ideia do meu vício nesse jogo, toda... TODA vez que alguém me dá uma ordem qualquer, eu respondo pra mim mesmo com um Yes Sir!

NOTA: 9,0

É um jogo bom, recomendo a todos jogarem isso. O jogo está à venda por 15 dólares... Mas eu, como sempre, Comprei ele legalmente né? Se eu tivesse como comprar eu com certeza compraria esse e a expansão: Commandos Behind the Call of Duty.

A única coisa que eu falo mal desse jogo é alguns elementos da AI dos soldados que é meio bixada... A armadilha que eu citei mais cedo e também num elemento que me deixou um pouco encucado...
Esse jogo é igual ao Metal Gear no sentido de os inimigos desistirem de te procurar muito cedo. Eles vêem as pegadas, dão uma olhadinha ao redor e vão embora... isso é a única coisa que eu falo mal desse jogo, mas nem atrapalha tanto...

Recomendo esse jogo demais pra vocês.. .Aqui acaba a Mini-resenha desse jogo. Espero que todos vocês fiquem bem... E até o próximo Post.




















3 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu baixei no www.gameswin.com.br lá vc acha uma porrada de Abandonwares

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  2. amigo, baixe, ele roda muito rapido, os caras parecem o the flash, como arrumo isso?

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