quarta-feira, 26 de março de 2014

Orientação: O que é? Como faz? Por que eu sou uma merda nesse esporte?

Hop! Fala galera!

Hoje eu quis parar de balbuciar palavras pelo teclado e quero trazer pra vcs uma coisa decente.

Pra começar, eu já citei "Orientação" em posts anteriores... mas... Vocês sabem o que é Orientação, do que se constitui esse esporte muito bom?

Não?

então senta aí que lá vem história.



Não estou aqui pra tentar dar uma explicação totalmente técnica pra ocês sobre o que é o esporte, vou explicar do jeito q eu explico pra quem me pergunta.

Tipo... Orientação é como se fosse um Rally à pé.

Vam explicar...

Vc corre no meio do mato (na maioria das vezes), num lugar que vc não conhece ou nunca foi (de preferência, dá mais emoção), com um mapa na mão que mostra o percurso que você tem que fazer e uma  bússola pra você se guiar durante todo o percurso.
Em suma é só isso.

Eu poderia chegar aqui e postar pra vocês uma explicação copiada do wikipedia sobre a história do esporte e tal, mas esse não é objetivo. Essa é uma das poucas coisas que eu faço que tenho bastantes experiências pra contar aqui pra vcs.

E como não poderia deixar de ser... Experiências desastrosas, por sinal. Afinal, se não fosse, não seria eu.

Como eu falei antes, vc chega num lugar que vc não conhece, nunca viu na vida... do nada te dão um mapa na mão (vc só recebe o mapa tipo dez segundos antes de começar a sua corrida), e vc tem que correr por esses pontos, chamados prismas ou então pontos de controle, eles estão marcados no mapa (na realidade, fora do mapa, eles são aquele treco laranja e branco que tem na foto ali em cima).

O objetivo é basicamente vc sair, passar por todos os prismas comprovando que você passou por lá (existe métodos pra controlar isso, seja por marcações em papel ou pontos eletrônicos, explico mais à frente) e passar na linha de chegada o mais rápido possível. Como num rally mesmo.

O mapa ele é feito extremamente fiel à vegetação, relevo, construções do local... só de vc olhar o mapa (e claro, com um pouco de experiência) vc consegue saber todo o local: Morros, vegetação, árvores, lagos, construções. Tudo.

Ó um exemplo de um mapa aí pra vcs (esse mapa foi da minha primeira competição fora da escola, corri em Bragança Paulista - SP)

Clique na foto pra ver ela em tamanho grande
Essa foi a minha primeira pista... digamos... à vera. Eu ganhei medalha e tudo (primeiro lugar, ó... ^-^)
Engraçado que essa, apesar de ter sido a primeira pista que eu corri, foi a pista q eu menos tenho histórico de cagadas feitas durante a corrida. Só fiz mesmo cagada básica de passar direto pelo local do ponto q eu teria que pegar... :p

Nesse mapa não está marcado, mas nos mapas tem a marcação dos pontos que pertencem a sua pista, os pontos que você terá que procurar e passar durante seu percurso.

O mais importante mesmo é achar os pontos. Se vc não achar algum, vooooolta e procura direito. Se faltar algum ponto no final, vc está desclassificado ^-^ (em todas as pistas q eu já corri, só fui desclassificado em Uma pista que foi pista de treino aqui dentro da escola)

O pior desse mapa q eu mostrei pra vocês aí em cima é que ele era MUITO morro... cada linhazinha marrom no mapa lá significa um desnível de 5 metros... imagina o tamanho dos morros... e.e

Tá... eu sei... Vocês querem mesmo é ler as cagadas, né?

Dai a Cesar o que é de Abreu... Não, pera... ah, cês entenderam.

Vam lá...

Os erros são quase impossíveis de não se acontecer numa corrida. Se vc algum dia fizer uma corrida perfeita, achando todos os pontos de primeira, sem errar nenhum, pode ter certeza de que vc zerou a pista (fez o melhor tempo). O mais comum é passar direto pelo ponto, fazer um azimute (azimute = tomar uma direção ou rumo através da bússola e do mapa) errado, acabando parar um pouco pra direita do ponto, um pouco pra esquerda... ou às vezes tomando um rumo 180º defasados do que vc queria tomar xD (Já aconteceu comigo também...)

Mas... como estamos falando de mim, não teria como ser diferente...

O mais clássico, q eu sempre conto pra todo mundo, foi num dia q eu estava correndo uma pista no INPE, em Cachoeira Paulista - SP (não é a mesma do mapa q mostrei mais cedo, não consegui achar o mapa de lá). Era uma pista que valia uma competição interna entre os esquadrões aqui na EEAR.

A pista tinha, se eu não me engano, entre 15 e 17 pontos... fiz a pista de boa até o ponto 8, mais ou menos. A partir daí comecei a fazer cagadas...

foram básicas... errei uma casa q deveria procurar o ponto, entrei do lado errado de um eucaliptal, não achei um cupinzeiro, atravessei uma área que, de acordo com o mapa deveria ter mato baixo-médio... mas o diacho do mato estava no meu pescoço... (isso não foi culpa minha, foi o mapa que estava realmente errado).

Mas o mais foda foi quando eu precisava encontrar um prisma que estava PRÓXIMO (Leia bem, PRÓXIMO) a um bambuzal que estava perto de uma rua de asfalto na beira de um lago.

Era essa a exata descrição do local no mapa...

O ponto estava em algum lugar entre um bambuzal e uma estrada de asfalto que margeava um lago.

Beleza, eu cheguei no bambuzal... tente imaginar a cena. Eu parado com o mapa na mão, a minha esquerda estava o bambuzal e a minha direita estava um morro com uns 7 metros de altura... Não sei pq diabos eu não subi no morro pra ter uma visão melhor... mas tá beleza...

Eu não estava achando a estrada de asfalto (que estava em cima do morro) e o lago (que era uma represa q ficava ao lado da estrada)... Era SÓ eu subir a merda do morro q eu ia ver...

mas não... não... o q eu resolvi fazer?

só pra constar, no mapa falava q o prisma estava NA BEIRADA do bambuzal...

"Beleza", pensei comigo, "o prisma está DO OUTRO LADO do bambuzal... eu só parei do lado errado"

e a anta aqui, pra ir pro outro lado do bambuzal o que faz? Contorna? NÃO.
Pra quê eu iria contornar um bambuzal denso se eu posso muito bem atravessar ele pelo meio? Pra quê, hein... ?

E aquela merda não era um bambuzal organizadinho não... era um troço selvagem mermo... cheio de bambu atravessado... e eu cruzando aquela merda nos peito... xD

Eu, antes de entrar, pelo menos, tive uma ideia... "vou traçar minha rota com a bússola pra seguir uma linha reta... beleza, assim eu passo só por uma parte pequena do bambuzal e saio no lado certo"

Só q eu não sabia q essa ideia ia me causar uma cagada ainda maior... já já explico o porquê.

Depois de ter andado por uns cinco minutos em linha reta, eu percebi que eu estava andando demais e não tinha saído... "Merda, já sei, vou voltar pra sair e contornar o bambuzal" (pq não pensei nisso antes, não sei. Acho q era a falta de oxigênio no cérebro por causa de ter corrido tanto)... Beleza... só q na hora q eu pensei nisso começou a merda.

Eu dei mais um passo à frente, passando a perna por cima de um bambu pra abaixar ele... só q na hora q eu botei mais peso, a merda do bambu quebrou e subiu com tudo... tendo como alvo... É, só se lembrar q ele estava entre as minhas pernas antes de quebrar e subir :v ~

O local estava meio alagadiço... então eu tive que começar a forçar os pés pra desenterrá-los da lama... Quando eu me recuperei do ataque atordoante do bambu, eu fui me virar pra voltar pela direção que eu tinha vindo...

Só q, como que por ironia do destino, na hora que eu me virei, um bendito de um bambu que estava atravessado no meio do caminho acertou o mapa q eu estava segurando aberto com as duas mãos e o derrubou (Caraca, quem foi o filho da mãe que colocou um bambu atravessado no meio do caminho dentro de um bambuzal? u.u' Me falem quem foi esse animal q eu vou dar umas porradas nele)... sendo q como por mágica, a merda do mapa caiu... JUSTAMENTE EM CIMA DE UM CÓRREGO QUE SEGUIA MAIS PRA DENTRO DO BAMBUZAL!

Caralho, antes de eu nascer eu entrei na fila pra ser azarado umas 7 vezes... só pode...

Corri desesperado atrás do mapa... quebrando bambus no peito, canela, braço.... foi foda...

Quando finalmente eu vi q o mapa tinha parado em cima de um monte de mato verde... o córrego sumia...

Eu fui andar pra pegar o mapa, quando pisei nesse mato verde... parecia uma armadilha... sérião '-'
a parada era um buraco com mais de 2 metros de profundidade xD

Eu pisei e afundei full... ainda bem q consegui me segurar nos matos e bambus que tinham por lá... Peguei o mapa, me puxei pelos matos e voltei pra cima...

Voltei pelo mesmo lugar (ou pelo menos achava q era pelo mesmo) até achar a saída do bambuzal... Quando saí eu estava um pouco à esquerda do lugar onde eu estava...

O pior... quando eu saí do bambuzal... e olhei pra esquerda... O que q estava lá paradinho, me esperando?

Um prêmio pra quem respondeu "O prisma!"

MAAAAAAAAAAANO, fiquei MUITO puto... sério... aí eu marquei o ponto e continuei minha corrida.

(só nessa brincadeirinha eu perdi quase meia hora ^-^)
...

O pior: Duas coisas que eu fiz que contribuíram pra acontecer essa merda.

Primeiro: ... Eu olhei a merda do mapa de cabeça para baixo... (Estrelinha de idiota colada na minha testa! o/ )

Segundo: Lá no local existiam várias cablagens de fios de alta tensão que se encontravam enterrados no solo...
Quem estudou física sabe que o campo magnético criado pelo fio atrapalha E MUITO o funcionamento de uma bússola...
Eu dei a cagada de estar num local onde era passagem desses fios...

Véi... esse dia eu estava muito na merda... só faltava eu, no meio da corrida, ter levado uma cagada de pombo...

mas... pera. Isso aconteceu...

É, e isso foi só uma das cagadas... Já tomei carreira de vaca, já caí de cara num lago e perdi meu tênis no fundo dele... perdi um bom tempo procurando, já rolei barranco abaixo...

Mas, se não fossem essas experiências, o esporte não seria tão bom de se praticar quanto ele é.

Agora falando um pouco mais sério. O esporte é muito bom, mesmo se vc não gosta de corrida, recomendo você procurar, se informar. E, se puder, Praticar, porque ele realmente é muito gostoso.

Não é só uma simples corrida, vc corre com a natureza, vc precisa confiar nas suas habilidades de navegação pra poder não só achar os pontos no mapa, mas SE ACHAR no meio do mato, num lugar que você não conhece, que se vc se perder, vc está ferrado xD

Mas, sem botar medo. Procurem sobre isso, pessoal. É uma excelente maneira de largar o sedentarismo e começar a praticar um esporte.

E não é difícil, pô... Só tomar por base... EU... EEEEEU já fiquei em primeiro lugar numa corrida ^-^

é pessoal, por hoje é só o que eu deixo pra vocês aí, espero que gostem, comentem, façam despacho, macumba, rituais satânicos, o que quiserem... :p

Até qualquer outro dia, galerão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário